Aprenda com o primeiro comercial da Apple a (NÃO) usar Missão, Visão e Valores em lançamento de produtos

SOAP Apresentações Profissionais - 12/07/2016

Vira e mexe, postamos dicas sobre a presença dos polêmicos tópicos “Missão”, “Visão” e “Valores” nos slides corporativos. Afinal, existe algum Mandamento das Apresentações Perfeitas que proíba o uso deles? Realmente, não existe essa regra, mas existem bons exemplos que mostram que esses tópicos institucionais podem ser apresentados de maneira menos declaratória. Afinal, as pessoas têm que perceber os benefícios por trás de Missão, Visão e Valores, e não decorá-los em uma frase apresentada no slide.

 

Afinal, qual a Missão da Apple?

Em quantas apresentações do Steve Jobs você o viu citar uma frase que resumisse o Valor, Missão e Visão da Apple? Apresentador nato, Jobs nunca precisou explicar esses tópicos para o público entender o que era o revolucionário iPad, por exemplo.

 

Não declare, faça com que concluam

Saber usar Missão, Visão e Valores segue o mesmo raciocínio do uso de termos muito técnicos e específicos em uma apresentação. Quando apresentou o iPod, por exemplo, Jobs não falou em gigabytes, mas informou que cabiam mil músicas no aparelho eletrônico.

 

O primeiro comercial da Apple não foi o primeiro comercial da Apple

Sabe aquele famoso comercial da Apple “1984”, em que a IBM é apresentada como vilã e é lançado o Macintosh? Ele não foi o primeiro da Apple. Antes dele, foi feito um em que a equipe de desenvolvimento aparece no vídeo falando do produto. O comercial nunca foi lançado porque ele estava declaratório demais e exaltando muito a empresa, segundo contou o próprio Andy Hertzfeld, antigo membro da empresa. Ou seja, Visão, Missão e Valores nem sempre precisa ser apresentado da maneira convencional. Compare os dois comerciais e tire suas conclusões de qual era a melhor escolha!

 

O primeiro comercial do Macintosh

 

O comercial que foi lançado no mercado

 

 

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.