Afinal, por que, às vezes, aquela venda CERTA acaba não dando certo?

SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016

Quem atua com vendas já sabe: aquele cliente que estava DECIDIDO a fechar negócio, na última hora, acabou desistindo. Essa situação faz parte da rotina de toda área comercial, em qualquer empresa.

 

Você, vendedor, se empenhou, prestou esclarecimentos, foi simpático, realizou o trabalho de convencimento, deu todas as explicações sobre preços e condições, mas…o cliente acabou recuando.

 

Afinal, por que eles desistem de fechar o negócio?

Seu problema pode estar na COMUNICAÇÃO amigo. Vejamos exemplos:

 

 

Motivo 1: o cliente pode ter visto quanto custa, mas pode  não ter percebido o valor do produto.

 

Exemplo: típico caso quando o cliente acha caro, mas está cego para os benefícios que o produto oferece. Isso acontece bastante em apresentações que são construídas focando nas informações na empresa e não no consumidor. Mais que falar o que o cliente ganha ao adquirir o produto é fundamental dizer quanto ele economizará, seja em tempo ou em dinheiro.

 

 

Motivo 2: o cliente pode não ter confiado no vendedor.

 

Exemplo: Estudar a audiência antes de sentar ao lado dela para identificar possíveis desafios é necessário para se preparar para questionamentos difíceis e passar credibilidade nas respostas.

 

 

Motivo 3: o cliente pode não ter confiado na empresa.

 

Exemplo: o material de divulgação pode estar mal feito, ou mesmo o vendedor pode estar com problemas na comunicação. Aqui é mais um problema de gestão. É necessário sentar com quem está em campo para identificar os gaps para ajudar.

 

 

Motivo 4: vendedor pode não dominar o produto que está vendendo

 

Exemplo: a empresa não comunicou à equipe detalhes do produto. Aqui é um problema de comunicação interna. A dica é nunca sair para vender sabendo o necessário. É preciso saber absolutamente tudo!

 

 

Motivo 5: vendedor não adaptou o discurso e não selecionou o escopo de acordo com a real necessidade do cliente.

 

Exemplo: vendedor apenas “empurra” algum produto, que na verdade não atende às necessidades do cliente.

 

 

Motivo 6: o meio não foi correto.

 

Exemplo: o cliente prefere se comunicar via telefone e o vendedor foi até ele fazer uma reunião presencial. Mais uma vez, é necessário pesquisar o perfil do cliente e definir o melhor meio.

 

Muitas vezes achamos que a culpa do cliente ter declinado a venda é do cliente, mas o que podemos fazer  para garantir a próxima venda? Será que a responsabilidade de se comunicar não é mais de quem vende?

 

Pense nisso!

 

Até semana que vem!

Você também pode gostar de:

Receba nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os posts mais visitados em seu e-mail.

Qual é seu nome?


Qual é e-mail?


Materiais Gratuitos

Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.

SOAP Treinamentos

Cursos de comunicação corporativa para você.