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7 dicas de preparo, linguagem verbal e não verbal para seu webinar

SOAP Apresentações Profissionais
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Mais do que a era da falta de tempo, estamos na era da conectividade.
Distâncias foram bruscamente encurtadas com a chegada do Skype, um dos pioneiros em chamadas de vídeo.

Estamos vivendo ainda a descoberta dos webinars como poderosa ferramenta de marketing. São uma forma fácil e barata de promover uma palestra ou seminário de tema específico e ainda podem atingir um grande número de pessoas.

Isso mesmo, um grande número de pessoas! Esse é um ótimo motivo para dar aquele friozinho na barriga ao pensar em se colocar na frente da câmera, não é?

“O que fazer com as mãos?”

“ Há diferença em ser presencial? “

“Parece que falar para a câmera é ainda pior”

E é!

Mas…existem técnicas que te ajudam nesse momento decisivo e nós queremos te contar quais são!

Listamos para você, 7 dicas de preparo, linguagem verbal e não verbal para você apresentar um webinar no estado da arte e diminuir o medo de falar em público (mesmo que online)

 

1. Faça o preparo técnico

Estude o conteúdo a ser abordado, leia e releia até estar seguro.
Entenda os capítulos principais, onde começam e acabam, e qual sua mensagem principal.
O que você gostaria que sua audiência pense, sinta e faça após o webinar?

Pense também nas possíveis perguntas e nas respostas que pode dar.

 

2. Faça uma Simulação

Partindo do princípio de que um dos maiores gatilhos do medo é o desconhecido, a dica é que você faça o webinar na íntegra, não como se fosse um treino, mas como se fosse real.

Traga para a sua mente consciente que você está no ar e que há milhares de pessoas te assistindo. Acredite se quiser, mas o cérebro não interpreta como um ato mentiroso, ele entende como algo que de fato está acontecendo.

O resultado é que, uma vez vivenciada a experiência especificamente com esse conteúdo, ela deixa de ser algo novo, e você, automaticamente, fica mais seguro.

Quanto mais você simular, com mais naturalidade falará diante das câmeras.

 

3. Evite o sequestro emocional

Um exemplo típico acontece quando você começa a falar desenfreadamente, as vezes não conecta nem o que está falando com o assunto abordado, e quando se dá conta pensa “nossa, eu poderia ter falado de uma forma muito melhor…”.

Tenha governabilidade de seus pensamentos, esteja no momento presente, consciente de suas palavras (para colocar isso em prática, pratique o Mindfulness, falamos sobre ele nesse blog post)

 

4. Sentado ou em pé?

Depende do seu objetivo. Vale lembrar que apresentar em pé exige mais treino e concentração. Dê preferência para uma posição sentada e se possível, conte com uma mesa para apoiar as mãos.

 

5. Resista, não se olhe

É muito comum vermos pessoas em webinars olhando para o canto inferior da tela.

Isso acontece porque tendemos a nos auto-avaliar durante a apresentação.

Evite isso! Procure olhar para o centro da câmera, assim, você passa a sensação de que está mantendo uma conexão visual e aumenta o nível de empatia da audiência.

 

6. Invista na sua linguagem verbal, pois você estará limitado na linguagem corporal

Quando você fizer sua simulação (ponto número 2), procure gravá-la e assisti-la depois.
Repare os seguintes aspectos:

 

  • Está falando pausadamente? Como existe a internet entre você e sua audiência, o ideal é que fale levemente mais devagar.
  • Está enfatizando as palavras chave? Seja falando um pouco mais devagar, ou pronunciando de forma mais forte? O William Bonner faz isso com maestria, repare no próximo Jornal Nacional como ele utiliza essa técnica para chamar a atenção para palavras estratégicas.
  • Evite falar no plural, mantenha a comunicação como se estivesse falando com apenas uma pessoa. Utilize o pronome VOCÊ, sempre que possível para promover a empatia.
  • Evite palavras vazias, como por exemplo “ééééeé” ou “aaannnnn”

 

7. Atenção na linguagem corporal

Ao assistir sua simulação, repare também na sua linguagem não verbal:

 

  • Quais os gestos que você faz com muita frequência?
  • Mexe muito no cabelo?
  • Passa bastante a língua nos lábios? (Dica extra: mantenha uma garrafa de água ao lado para hidratar a garganta e a boca)
  • Aperta os lábios?

 

Procure também:

 

  • Manter a coluna reta. Sente com as costas bem encostadas no encosto da cadeira
  • Manter os ombros abertos, possibilitando que a voz saia mais forte
  • Manter um leve sorriso no rosto
  • Deixar os braços descansados na mesa e manter a mão em posição neutra (uma em cima da outra)
  • Enfatizar palavras chaves com expressões faciais (sobrancelhas, olhos e boca) ou com gestos emblemáticos (que são gestos de apoio ao discurso – por exemplo: “Vou listar três dicas para vocês” – enfatize a quantidade de dicas fazendo o número 3 com as mãos.)
  • Vídeos ao vivo são ótimas opções para interagir com o público e promover a empatia dele com a marca. Eles personificam a mensagem.

 

Se você tem dúvidas em como criar webinars, a Resultados Digitais fez um post com o Passo a passo para criar webinars para diferentes objetivos do seu negócio e se tiver dificuldade em estruturar um roteiro matador para reter a atenção da sua audiência, entre em contato com a gente!

 

Boa sorte e até a próxima!

 

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