6 filmes com lições de liderança

Não é sempre que estamos motivados a levantar cedo para ir trabalhar e passar o dia inteiro nos comunicando no ambiente corporativo.

Treinamento SOAP
07/04/2017
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Não é sempre que estamos motivados a levantar cedo para ir trabalhar e passar o dia inteiro nos comunicando no ambiente corporativo. Ter de resolver problemas com clientes difíceis, ouvir reclamações da equipe e olhar aquelas metas que ainda não foram batidas pode ser desanimador.

Nessas horas, precisamos de uma razão que vá além do dia-a-dia para nos levar para a frente. E aqui vai a nossa contribuição. Selecionamos seis filmes que retratam líderes memoráveis para inspirá-lo a ser um deles — mesmo nos dias mais difíceis.

Gênio indomável

Will (Matt Damon), um jovem com uma mente brilhante, trabalha como faxineiro em uma universidade. Quando o professor Gerald Lambeau (Stellan Skarsgård) descobre o talento oculto do rapaz, decide ajudá-lo a aprimorar suas habilidades matemáticas. O garoto, por sua vez, não quer saber de faculdade. Até o dia em que, após agredir um conhecido, aceita uma oferta feita pelo professor para se livrar da sentença recebida. A fiança é paga e, em troca, Will tem de fazer terapia e ter aulas de matemática. Nesse momento, surge o líder da trama: o psicólogo Sean Maguire (Robin Williams). Por meio de um processo de coaching, o terapeuta busca desenvolver o aspecto emocional do rapaz – uma tarefa árdua.

Se fizermos uma analogia ao mundo corporativo, o filme mostra maneiras de lidar com funcionários difíceis: pacientemente, com uma escuta atenta às suas insatisfações e capacidade para respondê-las.

Nise: o coração da loucura

Baseado em uma história real, o filme tem como protagonista Nise (Gloria Pires), psiquiatra que trabalha em um hospital num subúrbio do Rio de Janeiro. Contra as técnicas brutais testadas pela psiquiatria naquele período – como eletrochoque e lobotomia –, Nise busca acalmar seus pacientes com a arte. Dentro do hospital, ela abre um ateliê e, durante as sessões, deixa os pacientes livres para se expressar. A beleza das obras e o resultado positivo da terapia fazem com que os quadros ultrapassem os muros da clínica e sejam expostos no Museu de Imagens do Consciente, fundado para essa iniciativa. A empatia, sem dúvidas, é uma característica marcante da personagem. Sem ela, a “líder” do enredo não teria entrado para a história.

 

 

 

Escritores da liberdade

Também inspirado em uma história verídica, o filme retrata como uma professora (Hilary Swank) conseguiu unir uma sala de aula antes marcada por disputas étnicas – entre brancos, negros e asiáticos. Mesmo sendo iniciante, a educadora traz consigo um idealismo e uma capacidade de contar histórias que ganham destaque na história. Foi a sua atitude que possibilitou mudanças positivas nos estudantes. Seu empenho em garantir que todos tivessem uma aprendizagem decente, a criatividade para desenvolver o roteiro das aulas e o diálogo com os alunos a colocam no papel de líder. Um detalhe que aumenta o mérito da protagonista: para chegar aonde chegou, teve de lutar contra autoridades e professores da instituição.

 

 

Duelo de titãs

Em um contexto marcado pela segregação racial, um colégio em Virgínia, nos Estados Unidos, passa a colocar brancos e negros na mesma sala de aula. O fato de um negro (Denzel Washington) ser contratado como técnico do time de futebol americano aguça ainda mais as questões raciais do período. Os dilemas sociais se somam às dificuldades naturais de um time de futebol – necessárias para que haja evolução dos integrantes da equipe, assim como acontece em ambientes corporativos. A história traz uma lição de liderança: bons gestores sabem valorizar os diferentes perfis de sua equipe e potencializam as habilidades de cada um. Fazem com que a diferença seja gatilho para a união, não para a segregação.

 

 

 

 

O mestre dos gênios

O filme aborda a relação profissional entre Thomas Wolfe (Jude Law), romancista americano do século XX, e Max Perkins (Colin Firth), conceituado editor literário da época. Recusado por muitas editoras, o potencial de Wolfe só é reconhecido por Perkins. Por trabalharem juntos, o escritor ganha destaque entre outros autores da época e seus livros se tornam um sucesso de vendas. A trama é um retrato do trabalho em equipe: às vezes complicado, às vezes harmônico. Apesar das dificuldades, a mensagem principal é de que, se bem conduzida, a liderança é capaz de desenvolver profissionais e projetos brilhantes.

 

 

A negociação

Richard Gere atua nesta trama como Robert Miller, milionário, alto executivo e com uma família aparentemente bem estruturada. Um acidente de carro com a sua amante, porém, o faz ser investigado pela polícia e coloca em risco um negócio prestes a ser fechado. O foco da história é o mercado e as situações inesperadas que podem surgir. Serve de inspiração para situações de pressão em que tudo parece dar errado. Nessas horas, manter-se calmo para alcançar soluções costuma gerar os melhores resultados – apesar de não ser uma atitude fácil. Além disso, o filme mostra que se o líder quer que o time confie nele, ele tem de ser realmente confiável.

Animou-se para ver algum desses filmes? Agora é só pegar a pipoca e apertar o play.

homens de terno enfileirados andando vistos de cima em fundo preto com o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Estilos de Liderança Guia completo das principais competências para ser um líder de sucesso!"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, comunicação corporativa, liderança

Posts Relacionados

Por que falar em público te coloca em uma posição de liderança?

Liderança
27/03/2024
leia agora

Futuro do trabalho: confira 16 tendências para carreiras em 2024

Comunicação
17/01/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França