4 dicas de design para diagramar e-books e apresentações

Uma boa apresentação nem sempre requer um suporte visual e um design de slides, como o PowerPoint.

Treinamento SOAP
24/08/2017
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Uma boa apresentação nem sempre requer um suporte visual e um design de slides, como o PowerPoint. Um apresentador com um roteiro bem estruturado e técnica de voz e linguagem corporal é capaz de tornar qualquer assunto interessante e convincente. Mas o que fazer no caso de e-books e apresentações, quando o apresentador não está perto da audiência no momento da leitura?

O material precisa falar por si. Então, é indispensável ter um conteúdo bem organizado e visualmente agradável para que as pessoas tenham vontade de ler até o fim.

A seguir, alguns conceitos de design que contribuem para transmitir a informação de maneira profissional e atraentes para diagramar e-books e montar boas apresentações.

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"

Contraste

Todo discurso possui uma mensagem principal e mensagens secundárias. Suponha que o seu objetivo seja marcar uma reunião pessoalmente com um investidor. Neste caso, o foco da sua apresentação provavelmente está nas estratégias de crescimento da sua empresa.

Para destacar os números e as informações mais importantes, utilize a técnica do contraste. Crie tamanhos e fontes diferentes, trabalhe com informações dispostas na horizontal e na vertical, variando as cores e dimensões das imagens. Assim, as chances de que o leitor fixe o olhar exatamente na informação que você deseja são bem maiores. Use a criatividade, mas cuidando para que o material não fique pesado e desarmônico. Confira um exemplo:

Suponha que você tenha essa mensagem para passar:

Exemplo 1 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações , com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Um exemplo de contraste seria:

Exemplo 2 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Proximidade

Imagine um cartão de visitas com o nome da pessoa no canto superior direito, seu telefone no canto superior esquerdo, o endereço no centro e a profissão no canto inferior direito. Perceba, os elementos estão bagunçados. Não há um motivo para que eles estejam dispostos desta forma. Mas se você coloca o seu nome e o seu telefone no canto inferior direito, por exemplo, começa a desenvolver uma linha lógica. Só de bater o olho, quem ler o cartão saberá que aquele número pertence àquela pessoa.

Esta é a função da proximidade no design: agrupar informações semelhantes para aumentar a velocidade da leitura e facilitar que o leitor assimile todo o conteúdo. Veja o exemplo:

Exemplo 3 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Alinhamento

Para que o contraste e a proximidade funcionem bem, é essencial que haja alinhamento. Do contrário, os elementos ficarão desorganizados e a intenção do layout não ficará clara.

Suponha que o primeiro parágrafo de um texto comece quase no final da página e os outros dois sejam posicionados no início. Essa falta de padrão provavelmente deixará o leitor confuso sobre onde a leitura se inicia. Quanto mais preciso for o alinhamento, maior a chance de que o público-alvo compreenda sua mensagem. Caso você queira destacar algum elemento específico da página, é válido quebrar o alinhamento — as técnicas de contraste, neste caso, são uma boa opção. Como neste exemplo:

Exemplo 4 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Respiro

Até agora, foram apresentados conceitos para diagramar o conteúdo e deixá-lo mais impactante. No entanto, dependendo da situação, deixar uma área em branco pode ser mais eficiente do que colocar informações em excesso. Em vez de aumentar uma palavra para destacá-la, por exemplo, você pode utilizar o respiro ao redor dela. Espaços em branco podem ser vantajosos por dar destaque e alívio visual aos leitores. Muita informação dificulta que todo o conteúdo seja assimilado. Confira:

Exemplo 5 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.
Exemplo 6 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Já se você quer impactar MESMO, conte com a gente para isso!

Exemplo 7 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.
Exemplo 8 de dicas de design para diagramar e-book e apresentações, com fundo cinza com o texto: Bangladesh é tão quente que não vai mais suportar humanos em breve.

Gostou das dicas de design para diagramar e-books e apresentações, mas ainda tem dúvidas de como criar uma apresentação ou diagramação fantástica? Clique aqui e conheça as soluções da SOAP para te ajudar nessa construção!



Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França