SOAP Apresentações Profissionais - 13/07/2016
Nas escolas de liderança, fala-se muito sobre como é preciso que o líder saiba alinhar as expectativas de todo o time, engajar as pessoas em torno dos objetivos de negócio, ser uma fonte de inspiração para aqueles que lidera.
A expertise da SOAP é comunicação em momentos decisivos. Foi justamente ao observar algumas qualidades dos comunicadores nesses momentos que vimos o quanto a comunicação tem um papel fundamental para que o líder consiga o que precisa das pessoas.
Selecionamos aqui as três qualidades essenciais desses comunicadores que fazem toda a diferença na atitude de um bom líder.
Para desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro, é preciso, antes de tudo, saber ouvir. Como disse Conor Neill nesse artigo, “uma comunicação de confiança tem menos a ver com o quanto você diz, e mais a ver com o quanto você ouve.”
Saber ouvir não é simplesmente silenciar suas palavras enquanto o outro fala. É preciso silenciar também o diálogo interno para que seu ouvido seja colocado de forma ativa nessa conversa.
Só assim, você vai conseguir entender o ponto de vista do outro pela sua comunicação verbal (o lado racional) e, além disso, entender as necessidades verdadeiras do outro pela sua comunicação não-verbal (o lado emocional), conforme tom de voz, gestos e expressão facial.
A partir do mais profundo entendimento racional e emocional, é que você terá capacidade de se colocar de forma empática nessa conversa, sem julgamentos e argumentações apressadas.
Em vez disso, utilize histórias pessoais com desafios análogos ao que aquela pessoa enfrenta. Se praticou a escuta atenta, naturalmente você conseguirá buscá-los na memória. E aí, vai estabelecer uma conexão com seu interlocutor. Falamos mais de empatia nesse post aqui.
Por mais que no ambiente profissional, as decisões sejam geralmente embasadas em relatórios técnicos e fatos, as emoções estarão sempre presentes, muitas vezes guiando boa parte dessas mesmas decisões.
Afinal, estamos falando de pessoas. E não é um papel essencial do líder saber gerir as pessoas?
Mas as primeiras emoções que o líder precisa saber gerenciar são as suas próprias. Isso não envolve esconder as emoções, mas torná-las conscientes. Se houverem emoções não dominadas pelo líder em uma reunião, elas podem sabotá-lo, fazendo-o ser incongruente entre o que fala e o que expressa.
Dominar suas emoções envolve tudo o que você faz antes de um momento decisivo. Antes daquela reunião, daquela apresentação, daquela conversa difícil. Nesse post aqui damos dicas de como utilizar o “mindfulness”, técnica inspirada em princípios milenares de meditação, para esse preparo.
Se é por meio de expressões, voz e gestos que você consegue identificar as verdadeiras necessidades do seu time, são essas mesmas ferramentas que você precisa saber utilizar quando é a sua vez de falar. Especialmente se estiver em público.
Sua audiência está a todo o momento interpretando não só o que você diz, mas como você diz. “Ah, mas então o líder precisa ser um bom comunicador em público?” Sim.
Isso não quer dizer que você será o próximo Martin Luther King, Steve Jobs ou Barack Obama. Mas precisa dominar algumas técnicas de linguagem corporal se estiver em uma posição de liderança. Nesse e-book aqui abordamos 10 dessas dicas para que você possa utilizar melhor a principal ferramenta de apresentações do mundo: você.
No próximo post, falaremos mais sobre como o líder pode ser um bom orador em público.
Enquanto isso, confira os novos treinamentos da SOAP que te ajudam a explorar o poder da comunicação eficaz no ambiente profissional.
Materiais Gratuitos
Disponibilizamos uma serie de materiais para ajudá-lo a criar apresentações no estado da arte.
SOAP Treinamentos
Cursos de comunicação corporativa para você.