BLOG MOMENTOS DECISIVOS

OLHA QUEM FALA – Contato visual

SOAP Comunicação Corporativa
724 views
Olha quem fala - falar em público

O assunto “falar em público” tem sido bastante valorizado por grandes mídias e confessamos que estamos bastante felizes com isso, pois acreditamos muito na evolução das pessoas nesse sentido.

 

Em fevereiro, por exemplo, fomos surpreendidos pela capa da Superinteressante (você pode conferir nosso post sobre o assunto aqui) e domingo, dia 12, vimos que o Fantástico estreitou um novo quadro chamado OLHA QUEM FALA, que conta a trajetória de 3 personagens que passarão por uma capacitação para se apresentarem melhor em público.

 

E claro, por esse ser o nosso dia a dia, não podemos deixar de falar o nosso ponto de vista técnico.

 

Domingo passado, foi ao ar o segundo episódio, que você poderá conferir aqui:

 

 

Repare que foram citados alguns conceitos fundamentais para se apresentar bem em púbico, como:

  • Improviso (que falamos sobre o assunto aqui)
  • Contato visual
  • Movimento pendular
  • Branco
  • Mãos no bolso

 

Hoje falaremos mais profundamente sobre contato visual, uma ferramenta fundamental para criar conexão com a audiência e que a ajuda naquele famoso problema de as pessoas se dispersarem e logo pegarem o celular. Um verdadeiro pesadelo, pois além de desconcentrar o apresentador, a audiência acaba não absorvendo a mensagem como deveria.

 

O segredo para se sair bem nessa técnica é fazer com que a audiência se sinta envolvida no discurso, ou seja, se sinta parte dessa conversa.

 

Para isso, utilizamos a comunicação P2P, que consiste em você trazer o mesmo poder de uma conversa individual para seu discurso em público.

 

NA PRÁTICA, COMO FUNCIONA?

Faça uma sequência de pequenas conversas individuais com cada pessoa da audiência.

 

Ao identificar que alguém se conectou visualmente com você, converse, literalmente, com ela. Mantenha o contato por até 2 segundos e troque de pessoa até fazer isso com cada um da audiência. Note que dessa forma, você envolve um por um em seu discurso e aumenta as possibilidades de todos prestarem a atenção em você.

 

O QUE EVITAR:

Evite “grudar” em apenas uma pessoa e ficar muito tempo focando nela. Isso é comum quando uma pessoa é simpática e você percebe que ela pode ser um apoio para você. Cuidado, pois dessa forma você pode constranger essa pessoa e pode fazer com que os demais “fiquem de fora da conversa”.

 

O contrário também acontece. As vezes você identifica uma pessoa com a cara mais amarrada e isso faz com que você evite olhar para ela. Pratique a empatia e acredite genuinamente que às vezes aquela pode ser a forma como ela presta atenção nas mensagens.  As vezes é apenas o jeito dela.

 

 

E agora? Consegue praticar?

Toda terça-feira, após o programa, você poderá conferir mais dicas aprofundadas sobre os temas abordados para você se tornar um apresentador no estado da arte.

Quer mais?

Confira aqui nossos materiais gratuitos!