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Uma apresentação bem-feita pode aumentar suas chances de ser promovido

SOAP Comunicação Corporativa
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Pense na última apresentação profissional que você fez para o seu chefe. Você esperava impressioná-lo e, talvez, até ganhar alguns pontos para ser promovido. Na hora H, porém, suas pernas tremeram, você suou frio e começou a gaguejar. Identificou-se com a situação? Então é provável que você precise prestar atenção em dois pontos: preparo técnico e habilidade de comunicação. Confira dicas para mostrar aos seus gestores que você tem confiança e domina o assunto.

 

 

Um roteiro estruturado mostra organização de raciocínio e compreensão do assunto

 

O roteiro é a base de uma apresentação memorável. Além de guiar o apresentador, ideias ordenadas mostram organização de raciocínio e domínio sobre o assunto. Além disso, se o seu chefe perceber que você está atento às angústias da empresa, saberá que você está com os radares ligados e interessado em resolver os problemas da companhia. Uma opção é mostrar ideias inovadoras – e viáveis – que estejam alinhadas às dificuldades da companhia e às áreas que precisam aumentar seu faturamento.

 

Para estruturar um bom roteiro, ser empático é primordial. Quando conversar com outros funcionários, independentemente de ir ou não com a cara dele, respeite a sua opinião. Mais do que isso, busque se colocar em seu lugar. Isso faz com que você perceba que, muitas vezes, o que não é relevante para a sua área pode ser muito importante para outra. Seu leque argumentativo se ampliará e, consequentemente, a tendência é que seu roteiro seja mais bem estruturado.

 

Recomendamos que o apresentador tenha uma escuta ativa aos anseios, às conversas de corredor e às sugestões da equipe. Ao se preparar tecnicamente e construir argumentos a partir das necessidades reais da empresa, você provavelmente se sentirá mais confiante no momento da apresentação.

 

 

Sua postura demonstra seu potencial para enfrentar desafios maiores

 

Mesmo sem falar nada, estamos nos comunicando. Nossa postura, nossos gestos e nossa expressão facial são significativos na hora de passar credibilidade. Ficar com as costas curvadas e uma expressão séria pode transparecer insegurança ou vontade de estar em qualquer lugar, menos ali. Estar à vontade para expor desafios e apresentar soluções, dialogando de maneira respeitosa com os gestores, muito provavelmente é um pré-requisito para que você seja colocado em uma nova posição. Treine a sua fala em frente ao espelho para garantir que você não parece nem desleixado nem duro demais quando apresenta. Você também pode pedir ajuda para parentes ou amigos mais próximos.

 

 

O cuidado com os detalhes mostra profissionalismo

 

Se o apresentador não souber se comunicar, dificilmente será visto pelo chefe como preparado para lidar com grandes desafios. No entanto, o PowerPoint – ou qualquer outra ferramenta utilizada em apresentações – pode causar mais emoção na audiência e enriquecer relatos. Além disso, apresentar um material bem-feito demonstra profissionalismo e empenho, pontos positivos para quem quer elevar sua posição na empresa. Em apresentações financeiras, por exemplo, utilizar gráficos e tabelas para apresentar dados transmite veracidade. Utilizar recursos metafóricos, como a imagem de um camaleão para falar sobre mudanças, é uma alternativa para trazer reflexão e facilitar o entendimento do assunto.

 

 

Para ser promovido, uma apresentação memorável é essencial.
Seguindo estas sugestões na hora da apresentação, será difícil não agradar ao chefe e se destacar entre seus pares.

 

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