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Itens para levar em consideração ao contratar workshops e cursos de apresentações profissionais

SOAP Comunicação Corporativa
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O que levar em consideracao ao contratar cursos e workshops de apresentacoes profissionais

Há pessoas que consideram a forma menos importante do que o conteúdo. Para que fazer uma apresentação profissional se relevante mesmo são os dados? Por que não apenas juntá-los em um PPT, arrumar de qualquer jeito e, na hora de apresentar, lê-los para a audiência, sem qualquer preocupação sobre como ela vai receber, ou mesmo se vai entender as informações? Porque a maneira como algo é comunicado pode fazer a diferença no impacto da mensagem sobre o público. Nem precisamos dizer onde a atenção das pessoas estará no segundo minuto de uma reunião ilustrada por uma apresentação toda bagunçada, né? Em qualquer lugar, menos ali.

 

Se você não é uma dessas pessoas, sabe que uma apresentação no estado da arte exige trabalho – e muito. Definição da estratégia, elaboração do roteiro, construção do visual e preparo, muito preparo do apresentador, não são luxos. Tudo isso faz parte da comunicação de alto impacto, capaz de convencer e atingir objetivos traçados inicialmente.

 

Mas isso não significa que é preciso desviar de seu trabalho principal e passar horas quebrando a cabeça para montar uma apresentação bem elaborada. Existem atalhos para isso. Por exemplo: cursos de habilidades para te ajudar em cada uma das etapas. Como em qualquer atividade, apresentar de forma profissional também depende de conhecimento, de métodos e de treino. Os bons cursos nascem da experiência e da metodologia de quem exerce, todos os dias, a comunicação de alto impacto.

 

Mas como escolher um curso específico? O que levar em consideração ao contratar a empresa que vai compartilhar habilidades com a sua equipe? Como ter certeza de que aquilo que foi prometido será entregue?

 

Perguntas para orientar a contratação

 

Em primeiro lugar, é preciso identificar o objetivo de uma determinada área ao solicitar um treinamento para a sua equipe ou para um indivíduo específico. Saber isso é indispensável para que você encontre o treinamento mais efetivo para a área e para a empresa.

 

Assim, comece perguntando:

– Quais problemas queremos resolver? Quais resultados esperamos atingir? E como vamos medi-los?

 

Depois, disso, descubra:

– Qual problema de performance estamos resolvendo? O que as pessoas deveriam fazer no dia a dia depois do treinamento? Que tipo de suporte as pessoas precisam para ter sucesso? Como o impacto pode ser mensurado?

 

Em seguida, questione:

– O que as pessoas precisam saber? O que elas precisam praticar? Como as pessoas deveriam se sentir se aplicassem o conteúdo no dia a dia? É preciso ter alguma evidência de que a pessoa aprendeu?

 

O que considerar ao contratar cursos de apresentações profissionais?

 

Depois de ter essas respostas, é hora de definir a empresa que vai fornecer o treinamento. Existem alguns diferenciais de mercado que podem te ajudar a decidir nesse momento:

 

Credibilidade: quando uma empresa atua há bastante tempo no mercado, você terá referências sobre ela e vai minimizar seus riscos. Poderá perguntar, para outras pessoas que já a contrataram, sobre a eficiência e qualidade dos cursos oferecidos;

 

– Prática: cuidado com empresas que não têm prática daquilo que ensinam. Ou seja, que só compartilham teoria, sem fundamentar em experiências reais. Para ensinar você a construir uma apresentação ou a se preparar para ela, a empresa precisa já ter acumulado uma base sólida de referências daquilo que funciona e não funciona nesse universo. Só então ela poderá passar o conhecimento adiante;

– Instrutores que também vivenciem o que ensinam no dia a dia: quem, melhor do que designers, para ensinar você a construir uma apresentação visualmente impactante? Um estudioso do assunto com certeza terá bons ensinamentos a compartilhar, mas alguém que faça isso todo dia certamente terá atalhos importantes para sua empresa;

– Material de apoio depois do treinamento: a empresa envia material de apoio para dar suporte ao que foi aprendido na sala de aula? Esse é um ponto fundamental. São esses materiais que permitem aprofundar no assunto, trazendo exemplos práticos;
Com tudo isso, ficará mais fácil encontrar o parceiro ideal para aprimorar a comunicação da sua equipe. E se pudermos ajudar, melhor ainda! Temos cursos e workshops criados especificamente para aperfeiçoar a sua arte de lidar com o público. Mande um e-mail para contato@soap.com.br ou clique aqui saber mais.