O melhor palestrante do mundo: desconstrução da apresentação campeã

No início desta semana, Richard Feloni, do Business Insider conversou com o campeão do World Championship of Public Speaking (Campeonato Mundial de Falar em Público) e mais, destacou as principais características da palestra premiada.

Treinamento SOAP
12/07/2016
2 min. de leitura
Reading Time: 2 minutes

No início desta semana, Richard Feloni, do Business Insider conversou com o campeão do World Championship of Public Speaking (Campeonato Mundial de Falar em Público) e mais, destacou as principais características da palestra premiada. Veja abaixo a matéria e como todos os pontos estão completamente alinhados com nossas usuais orientações: Em 23 de agosto, o consultor de recursos humanos Dananjaya Hettiarachchi foi coroado Campeão do World Championship of Public Speaking (Campeonato Mundial de Falar em Público) pela Toastmasters International. Ele “sobreviveu” a sete rodadas de uma competição que durou seis meses e incluiu 33 mil concorrentes de todo o mundo. Ele e outros oito finalistas competiram na convenção anual no mês passado em Kuala Lumpur, na Malásia. Hettiarachchi ficou em primeiro lugar com seu discurso “I See Something” (Eu vejo algo), de exatos 7 minutos e 20 segundos. Assista o discurso na íntegra abaixo:

Infelizmente não encontrei o discurso legendado. 🙁

Hettiarachchi falou sobre o discurso vencedor e o que você pode aprender com ele.

Ele faz com que você adivinhe o tempo todo

Hettiarachchi nos diz que o estilo moderno de discurso faz a transição de um monólogo teatral para uma conversa com o público. Há vários elementos teatrais no discurso de Hettiarachchi, eles são feitos de uma maneira que se conecte com o público, em vez focar em si mesmo. Ele inicia e finaliza seu discurso segurando uma rosa nas mãos – a primeira vez para puxar o público para sua mensagem e a segunda vez para deixar um tom de humor. Ele faz um balanço entre o drama e o humor o tempo todo. “Um discurso tem que ser como uma montanha-russa”, diz ele.

Ele começa com uma mensagem

Hettiarachchi diz que um erro comum que iniciantes cometem na elaboração de seus discursos é começarem com um tópico em vez de uma mensagem clara e concisa. Esta mensagem é o que você quer que seu público pense quando a sua apresentação termina. A mensagem de “I See Something” é que qualquer pessoa tem o potencial para ser grande, mesmo que tenha abandonado suas maiores aspirações. Para evitar que pareça banal, ele conta sua própria história desde quem quebrava leis e era uma criança perdida até se tornar um adulto focado e motivado. Sua história é o meio para uma mensagem que o público pode personalizar para si.

Ele utiliza com leveza cadência e gestos sem torná-los distrações.

Hettiarachchi está longe de ser monótono, mas ele também não soa rude. Ele habilmente alterna sua voz, baixando-a para um nível solene e elevando-a para efeito cômico. Preste muita atenção na forma como ele faz uso de pausas. Ele leva de um a alguns segundos de silêncio para enfatizar um ponto, olhando nos olhos de membros da audiência para conectá-los ainda mais. Ao mesmo tempo, os seus gestos são abertos, mas controlados.

Ele amarra tudo.

Há uma técnica que comediantes utilizam chamada de “callback”, em que uma piada faz alusão a uma anterior para aumentar a quantidade de risos. Isso serve como uma espécie de recompensa pelas pessoas serem ouvintes ativos. Hettiarachchi puxa isso com a frase, “I see something — but I don’t know what it is.”(eu vejo alguma coisa -. Mas eu não sei o que é).  Ele fala no início, meio e fim, e se renova a cada vez, porque joga com a entrega. Ele também apresenta seus pais na história e procura semelhanças na audiência. Quando ele conclui seu discurso, você sorri e se sente motivado.

homem em auditório falando em público em fundo preto com o seguinte texto "E-book gratuito - Como falar bem em público"

Tags: apresentações corporativas, apresentações profissionais, falar em público

Posts Relacionados

Como escolher fontes para uma apresentação? 

Apresentações
28/03/2024
leia agora

O que a linguagem corporal pode dizer durante uma apresentação em público?

Apresentações
26/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França