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Dicas para apresentações de convenções que engajem a audiência

SOAP Comunicação Corporativa
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Imagine que você esteja organizando uma convenção. Há duas possibilidades em relação à percepção da audiência: a turma pode adorar o evento e achar cada apresentação memorável; ou pode achar tudo uma chatice e encarar como uma obrigação desnecessária.

 

Alguns gostam de confraternizar, fazer network, subir ao palco e também se atualizar com as apresentações.

 

Outros acreditam que convenção seja sinônimo de monotonia e cansaço, e que a obrigação de apresentar qualquer coisa seja receita garantida de ansiedade e noite maldormida.

 

Faz parte. Talvez as pessoas desse grupo não tenham tido sorte com as convenções de que participaram na vida. É normal, às vezes o evento não seguiu uma regrinha básica, como ter uma temática ou preparar os apresentadores. Mas aí, não tem jeito: o bocejo é inevitável.

 

Certo. Mas afinal, qual é o segredo de uma convenção no estado da arte, que faça os participantes terminarem o dia com a sensação de que valeu a pena?

 

Nós, da SOAP, temos algumas dicas para mostrar o caminho. São perguntas que todo organizador de evento e cada apresentador deveria se fazer.

Ter as respostas em mãos ajuda a elevar o nível de qualquer comunicação.

 

Ter as respostas em mãos ajuda a elevar o nível de qualquer comunicação.

 

Conhecer o perfil demográfico não quer dizer que você realmente saiba o que precisa sobre sua audiência!

 

Na hora de escolher a ordem e o tema das apresentações, muitas pessoas deixam de lado duas perguntas fundamentais:

 

  • Quais são os reais interesses do público?
  • Quais problemas a apresentação vai resolver, ou quais necessidades está atendendo?

 

Se não temos ideia de para quem vamos transmitir uma mensagem, são enormes as chances de a comunicação falhar.

Conhecendo melhor a audiência, é possível criar mais empatia com ela.

 

Como exemplo, imagine uma convenção de vendas. Você pode saber quem são as pessoas que estarão na plateia: vendedores de 25 a 45 anos que atuam em diferentes regiões do Brasil.

Mas o que elas realmente querem ouvir? Não adianta nada você repetir informações que sua audiência já tenha. Isso faz com que ela perca rapidamente o interesse no evento.

 

Foque no que ela não sabe e em como você poderá ajudá-la.

 

Uma vez definido o perfil dos participantes do evento, as informações que serão apresentadas e o escopo geral da convenção, mais algumas perguntinhas são necessárias:

 

  • O que você está fazendo para facilitar compreender a sua mensagem, por parte da audiência?
  • As pessoas vão se sensibilizar pelo assunto?
  • Depois de ouvir as palestras, elas vão mudar seu comportamento, caso isso seja esperado?

 

Lembre-se que o ideal é sempre organizar todas as palestras em uma sequência que faça sentido e que não seja tão cansativa.

Procure estabelecer um tema central, uma espinha dorsal na qual as apresentações possam ser encaixadas em blocos que façam sentido para a audiência

Emocione

 

Para que a audiência de fato entenda e retenha a sua mensagem, é preciso EMOCIONAR. Para isso, garanta que nas palestras da convenção haja histórias que gerem conexão com o público. Saiba que a emoção de uma experiência relevante é capaz de substituir qualquer gráfico.

 

Aqui, cabe uma palavrinha sobre a estrutura da apresentação. Construir palestras inteiras com slides cheios de gráficos não é a melhor forma de reter a atenção do público. Uma apresentação dinâmica e, ao mesmo tempo, memorável deve ter recursos diferentes.

 

Use e abuse de vídeos e de outras mídias. Mas isso só conta se os materiais estiverem relacionados ao tema da palestra

 

Deixe claro o que você espera dela

 

Por último, mas não menos importante, não se esqueça o Call to action de cada palestra. Sem ele, a audiência não vai se lembrar daquilo que ela deve fazer depois que sair da convenção.

Agora, sim. Depois desses pontos, você estará muito mais preparado para aproveitar ao máximo as convenções, seja organizando, apresentando ou simplesmente participando.

 

E se precisar de uma força, é claro, estamos à disposição para te ajudar!

Nossos roteiristas atuam em diversas convenções de empresas de pequeno, médio e grande porte, sendo especialistas nesse assunto.