Como tornar os programas internos da sua empresa mais eficientes

Assim como apresentações, treinamentos internos são atividades corriqueiras em qualquer empresa.

Treinamento SOAP
20/06/2018
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Assim como apresentações, treinamentos internos são atividades corriqueiras em qualquer empresa. Mais do que rotina, elas estão em crescimento: em 2017, segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, os investimentos no setor de formação tiveram um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

O problema é que, muitas vezes, esse investimento em programas de treinamentos são feitos no escuro. E não é fácil monitorar se os funcionários retiveram ou aprenderam o conteúdo.

Por outro lado, existem algumas técnicas que podem contribuir para que os cursos internos sejam mais eficientes. Separamos algumas dicas para que os programas internos da sua empresa também atinjam o estado da arte, confira!

Entenda o que são programas internos

Em linhas gerais, programas internos são ferramentas utilizadas pelas empresas para capacitar seus colaboradores.

Eles podem ter inúmeros objetivos dentro das organizações e podem ser pensados tanto para treinar novos membros da equipe quanto para atualizar e qualificar aqueles que já estão nos quadros.

Entretanto, é necessário esclarecer que os programas de treinamento e desenvolvimento não são a mesma coisa.

O treinamento da equipe geralmente é de responsabilidade do RH e serve para que o colaborador aprenda uma nova habilidade, seja em seu cargo ou para prepará-lo para uma nova função. 

Inclusive são usados para melhorar o desempenho da equipe e garantir uma maior eficiência no desempenho nas atividades.

Já o desenvolvimento busca o aperfeiçoamento de uma forma geral, como o aprimoramento de soft skills ou a realização de um curso cujos resultados serão colhidos a longo prazo, como uma pós-graduação.

Veja como esses programas de treinamentos funcionam

No mercado, existem empresas especializadas em diagnosticar os efeitos de treinamentos corporativos. Também é possível enxergar nos resultados financeiros possíveis mudanças proporcionadas por programas de formação.

Contudo, para obter bons resultados é importante que os programas sejam realizados seguindo uma certa lógica.

Contar com o apoio do RH e também de instituições especializadas é o caminho mais curto para obter bons resultados e ainda conseguir realizar um bom monitoramento dos resultados. Caso contrário, você pode desperdiçar recursos e não obter o retorno esperado.

Independentemente do modelo a ser aplicado, a ideia central é encontrar as maiores dificuldades da equipe e buscar por referências práticas e teóricas. 

A partir daí vai ser possível estruturar um programa que supra essas deficiências de forma assertiva, sempre se baseando em uma metodologia sólida de ensino.

Dessa forma, nem sempre os resultados esperados serão visualizados em uma primeira tentativa. É possível que seja necessário fazer reformulações nos programas de acordo com as necessidades da equipe.

Por isso, os programas internos devem ser dinâmicos e estar sempre em constante evolução.

Veja como tornar seus programas mais eficientes

Como é possível perceber, não basta apenas realizar um curso ou treinamento de forma aleatória e acreditar que isso vai solucionar sua demanda. A implementação dos programas deve ser feita de forma estratégica. Confira.

O foco do treinamento é a necessidade do público

Durante a preparação de um treinamento é comum que seu roteiro se baseie em tudo aquilo que você deseja comunicar; mas nem sempre esse será o conteúdo necessário.

O ideal é que se ensine o que os alunos precisam saber, o que pode ser identificado a partir do desenho do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).

A pesquisa ajuda a definir pontos críticos que devem ser trabalhados. Essa seleção de conteúdo facilita o aprendizado, pois concordará com o interesse do público e considerará qual é o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Isso é fundamental para o processo de aprendizagem e retenção.

Linguagem e narrativa

Todo assunto a ser tratado em programas de treinamentos precisam ser transmitidos em uma linguagem que atenda às necessidades do público. Caso contrário, conquistar a atenção e o entendimento das pessoas será impossível.

É essencial considerar os diferentes níveis e dificuldades de aprendizagem dos treinandos, assim como refletir de que maneiras você pode envolver todos os participantes. Por isso, use a seu favor diferentes canais de comunicação — como o PowerPoint ou outros métodos visuais.

Facilitar o aprendizado

Ensinar algo não é simplesmente repassar um conteúdo, mas criar uma experiência de aprendizagem com ele. Por isso, é preciso ter propriedade para abordar o assunto em questão.

Nenhuma turma é igual à outra e as perguntas nunca serão as mesmas. Vem daí a importância de adaptar a transmissão de conteúdo a diferentes formatos.

Da mesma forma, é importante que as pessoas entendam o que está sendo passado e internalizem a importância daquele conteúdo. Isso vai facilitar que ele seja fixado e aplicado na prática.

O processo de aprendizagem vai além da sala de aula

Usar situações práticas do dia a dia ajuda muito a transmitir conhecimento. A maneira mais eficiente de envolver um participante nos treinamentos é mostrar que o que foi ensinado pode ser aplicado na realidade, por meio de dinâmicas e jogos.

Mais do que fazer com que o aluno reconheça o valor do que foi aprendido, colocar o conteúdo em prática também desafia as pessoas. Sentir-se desafiado ajuda no processo de retenção da mensagem, preparando as pessoas para aplicarem os novos conhecimentos em situações cotidianas.

É preciso ter movimento

Treinamentos monótonos são um convite ao tédio e à distração. Por isso, use músicas, vídeos, dinâmicas e outros recursos técnicos para reforçar o conteúdo ensinado e manter a atenção da audiência.

Tire proveito de conhecimentos que os participantes já possuem, pedindo para que eles compartilhem suas opiniões e experiências com o tema. Gerar essa interação motiva as pessoas a ficarem atentas, além de tornar o aprendizado mais atraente do que qualquer distração externa.

Entenda a importância de investir nos programas internos

Capacitar e qualificar a sua equipe é muito importante. Afinal, são as pessoas que movem o seu negócio e se elas se tornam defasadas, vai ser difícil se manter à frente da concorrência. Sem falar que existem inúmeros outros benefícios em investir nos programas de treinamentos, por exemplo: 

  • desenvolvimento individual e coletivo;
  • aprimoramento das habilidades dos colaboradores;
  • aumento da confiança e sentimento de valorização;
  • superação das dificuldades;
  • aumento da produtividade e eficiência;
  • retenção de talentos;
  • redução do turnover;
  • fortalecimento da imagem da marca no mercado.

Com isso, você vai reduzir os custos com novas contratações, ter profissionais mais motivados, engajados e bem qualificados para o exercício das suas atividades. 

Além disso, investindo no bem-estar e qualificação da sua equipe, você melhora sua imagem no mercado e garante a qualidade nos processos. Um diferencial e tanto frente à concorrência.

Como é possível perceber, seus programas internos se tornarão cada vez melhores e mais interessantes para seus funcionários. A SOAP oferece inúmeros treinamentos para garantir os melhores resultados para o seu negócio, além da Formação de Facilitadores, para quem deseja se aprofundar.

Está esperando o que para investir nas pessoas que fazem o seu negócio acontecer? Aproveite a visita e venha conhecer agora mesmo os inúmeros treinamentos corporativos oferecidos pela SOAP.

pessoas em uma sala de reunião corporativa em fundo preto e o seguinte texto escrito em rosa "E-book gratuito - Guia do treinamento corporativo"

Tags: apresentação, apresentações corporativas, apresentações profissionais

Posts Relacionados

Como melhorar a dicção e a oratória?

Treinamento
19/04/2024
leia agora

Por que o BBB pode ser uma aula de comunicação e oratória?

Treinamento
15/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França