Loading

BLOG MOMENTOS DECISIVOS


Como tornar os programas internos da sua empresa mais eficientes

SOAP Comunicação Corporativa
386 views

Assim como apresentações, treinamentos internos são atividades corriqueiras em qualquer empresa. Mais do que rotina, elas estão em crescimento: em 2017, segundo a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, os investimentos no setor de formação tiveram um aumento de 21% em relação ao ano anterior.

O problema é que, muitas vezes, esse investimento em treinamento é feito no escuro. Não é fácil monitorar se os funcionários retiveram ou aprenderam o conteúdo.

No mercado, existem empresas especializadas em diagnosticar os efeitos de treinamentos corporativos. Também é possível enxergar nos resultados financeiros possíveis mudanças proporcionadas por programas de formação. Esse tipo de levantamento, no entanto, quase nunca chega a conclusões precisas. Até porque qualquer análise que envolva o ser humano nunca será uma ciência exata.

Por outro lado, existem algumas técnicas que podem contribuir para que os cursos internos sejam mais eficientes. Separamos algumas dicas para que o treinamento da sua empresa também atinja o estado da arte:

 

O foco do treinamento é a necessidade do público

Durante a preparação de um treinamento, é comum que seu roteiro se baseie em tudo aquilo que você deseja comunicar; mas nem sempre esse será o conteúdo necessário. O ideal é que se ensine o que os alunos precisam saber, o que pode ser identificado a partir do desenho do Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT).

A pesquisa ajuda a definir pontos críticos que devem ser trabalhados. Essa seleção de conteúdo facilita o aprendizado, pois estará de acordo com o interesse do público e levará em consideração qual é o seu conhecimento prévio sobre o assunto. Isso é fundamental para o processo de aprendizagem e retenção.

 

Linguagem e narrativa

Todo assunto a ser tratado em um treinamento precisa ser transmitido em uma linguagem que atenda às necessidades do público. Caso contrário, conquistar a atenção e o entendimento das pessoas será impossível.

É essencial considerar os diferentes níveis e dificuldades de aprendizagem dos treinandos, assim como refletir de que maneiras você pode envolver todos os participantes. Por isso, use a seu favor diferentes canais de comunicação – como o PowerPoint ou outros métodos visuais.

Facilitar o aprendizado

Ensinar algo não é simplesmente repassar um conteúdo, mas criar uma experiência de aprendizagem com ele. Por isso, é preciso ter propriedade para abordar o assunto em questão.

Nenhuma turma é igual à outra e as perguntas nunca serão as mesmas. Vem daí a importância de adaptar a transmissão de conteúdo a diferentes formatos.

 

O processo de aprendizagem vai além da sala de aula

Usar situações práticas ajuda muito a transmitir conhecimento. A maneira mais eficiente de envolver um participante nos treinamentos é mostrar que o que foi ensinado pode ser aplicado na vida real, por meio de dinâmicas e jogos.

Além de fazer com que o aluno reconheça o valor do que foi aprendido, colocar o conteúdo em prática também desafia as pessoas. Sentir-se desafiado ajuda no processo de retenção da mensagem, preparando as pessoas para aplicarem os novos conhecimentos em situações cotidianas.

 

É preciso ter movimento

Treinamentos monótonos são um convite ao tédio e à distração. Por isso, use músicas, vídeos, dinâmicas e outros recursos técnicos para reforçar o conteúdo ensinado e manter a atenção da audiência. Tire proveito de conhecimentos que os participantes já possuem, pedindo para que eles compartilhem suas opiniões e experiências com o tema. Gerar essa interação motiva as pessoas a ficarem atentas, além de tornar o aprendizado mais atraente do que qualquer distração externa.

 

Seguindo essas dicas, seus treinamentos internos se tornarão cada vez melhores e mais interessantes para seus funcionários. No e-book 5 pecados capitais da facilitação de aprendizagem contamos mais alguns detalhes que ajudarão na preparação de sua aula.

 

Mas você também pode contar com o curso SOAP Formação de Facilitadores, se quiser se aprofundar. Clique aqui para conhecer melhor esse novo curso ou mande um e-mail para contato@soap.com.br.