Dicas de design para mostrar dados e números em apresentações profissionais

Imagine-se assistindo uma reunião onde apenas são mostrados números em apresentações, dados, gráficos e estatísticas.

Treinamento SOAP
12/07/2016
4 min. de leitura
Reading Time: 4 minutes

Imagine-se assistindo uma reunião onde apenas são mostrados números em apresentações, dados, gráficos e estatísticas. Seria um pouco cansativo, não? E se for você tiver que apresentar algo com 120.000 números?

Sim, seria uma tortura ter de prestar atenção nisso e um sério desafio para o apresentador. Afinal, como você pode transmitir este tipo de informações de forma didática?

Frequentemente, os números são os protagonistas da nossa história e obrigam-nos a sacrificar grande parte da apresentação para podermos sustentar pesquisas quantitativas que foram feitas. A boa notícia é que existem soluções de design para isso!

Veja como Hans Rosling usou a criatividade para lidar com esse problema:

De acordo com ele, os gráficos de informação deveriam ser considerados uma forma de arte.

Agora, veja este outro exemplo, criado pela Column Five Media, que mostra como, você pode usar dados visualmente, e obter uma comunicação forte e interessante:

Dicas para mostrar números e dados de forma profissional em apresentações

Infelizmente, porém, nem todos podem usar ferramentas como as que vimos nestes dois vídeos, mas podemos dar algumas dicas para ajudar você a superar o desafio de números em excesso!

Valorize a sua informação

Sempre que possível, coloque apenas um gráfico por slide. Isso geralmente requer MENOS esforço do que tentar colocar muita coisa num slide.

Números chatos são importantes

Não há como fugir deles, portanto, use fontes com pelo menos 16px, e assegure-se que as principais informações são bem destacadas nos gráficos.

Livre-se de tudo o que não é essencial

Se questione: este gráfico é realmente necessário? Se, por exemplo, tudo o que lhe interessa é mostrar que os níveis de segurança aumentaram, limite-se a mostrar apenas uma seta para cima com o respectivo valor desse aumento. A nossa sugestão é que só inclua um gráfico quando a história for importante.

Use cores de forma sábia

Pensar na paleta de cores é essencial para manter um visual potente, que gere identificação. Além disso, é possível usar cor(es) para separar partes discretas de informação e ressaltar números importantes na apresentação.

Simplifique as informações

Outro cuidado é saber adaptar os números e dados ao contexto. Uma apresentação não é um relatório analítico. Temos margem para simplificar o conteúdo, agrupar, organizar e resumir o material disponível.

Use textos para facilitar a compreensão

O entorno dos números em apresentações pode ser utilizado para facilitar a compreensão do público. É o espaço ideal, por exemplo, para inserir textos breves e explicativos, assim como setas, avisos, perguntas etc.

Dê exemplos que complementam os números em apresentações

Os exemplos também são um ótimo complemento às apresentações de dados. Conte histórias que mostrem a relevância das informações levantadas ou que comprovem os efeitos práticos dos números.

Aplique o Data Storytelling

O Data Storytelling será a chave para apresentar números de forma agradável e engajar a audiência. Nessa técnica, contamos histórias que atribuem significado e contexto às informações, que se tornam menos abstratas para o público.

Priorize as informações mais importantes

A composição dos slides deve estabelecer hierarquias que guiem os olhos do ponto “A” até o ponto “B”. Entre as diferenciações, procure entender quais são as informações-chave em cada quadro e destaque esses pontos para serem vistos antes dos dados restantes.

A formatação tem um papel relevante, nesse sentido, permitindo estabelecer hierarquias com tamanhos, cores e destaques.

Use ícones e símbolos

Para minimizar a quantidade de informações, procure entender os signos, como ícones e símbolos, explicando mais com menos. 

Um signo é um elemento que, quando capturado pela nossa percepção, leva a um significado. 

Por exemplo, a seta não é vista como um conjunto de traços, mas como a direção para cima, baixo, direita ou esquerda. E, na prática, há incontáveis símbolos e ícones que podem ser usados.

Use animações no slide com sabedoria

Guie a atenção do público para o seu gráfico, mostrando as informações em etapas. Faça com que as animações sigam o seu discurso, destacando em cada momento apenas aquilo que está falando, e fazendo desaparecer todo o resto.

Para saber como fazer gráficos com estilo SOAP, confira abaixo o ASK SOAP que respondemos ao Ruslan:

Agora que você já sabe como usar dados e números em apresentações, acesse gratuitamente um template clean e organizado em uma linha de raciocínio legal para apresentar seus números em gráficos.

Vale ressaltar que o conhecimento sobre como criar apresentações de alto impacto está presente nos cursos da SOAP. Você pode, do básico ao avançado, aprender como números, dados, histórias, textos e outros elementos devem ser utilizados na comunicação.

As dicas apresentadas são apenas uma amostra das diversas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas. Além disso, ao estudar o assunto mais a fundo, é possível entender os porquês das escolhas realizadas, tomando decisões de design mais efetivas.

Atualmente, além da formação que abrange todas as fases da comunicação, a SOAP Apresentações, contamos com três cursos específicos para o uso de números:

  • SOAP Data Storytelling;
  • SOAP Visual;
  • SOAP Slides.

O SOAP Data Storytelling é a arte de contar histórias engajantes com números e dados. Já o SOAP Visual ensina os conceitos, princípios e ferramentas de design para criar slides mais eficientes. Por fim, o SOAP Slides aborda a aplicação prática dos conceitos com os recursos disponíveis no PowerPoint.

Ao dominar essas competências, os profissionais vão ter o repertório necessário para lidar com os números em apresentações. 

Uma forma de dar adeus aos slides chatos e tediosos, entregando um conteúdo que vai não apenas transmitir as informações necessárias, mas engajar a audiência.

Então, que tal encantar o seu público com dados em apresentações? Conheça os treinamentos da SOAP: SOAP Data Storytelling, SOAP Visual e SOAP Slides!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Bullet point em apresentações profissionais: heróis ou vilões? 

Apresentações
27/10/2023
leia agora

Canva ou PowerPoint: qual é o melhor? Veja diferenças entre as ferramentas

Design
09/05/2023
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França