Loading

BLOG MOMENTOS DECISIVOS


Como fazer uma apresentação estilo TED

SOAP Comunicação Corporativa
2.730 views
Como fazer uma apresentação estilo TED

Palestras assistidas por milhões de pessoas gratuitamente, com apenas um clique. Difícil quem ainda não tenha sido impactado na internet por algum vídeo do TED.

 

A organização sem fins lucrativos deu seus primeiros passos na década de 1980, na Califórnia. O grande objetivo era tornar públicas ideias que mereciam ser disseminadas. Sem dúvida, missão cumprida. Ao falar de tudo e para todos, o TED se popularizou e virou um novo modelo de comunicação que merece ser visto, revisto e praticado.

 

Um dos diferenciais do TED é o tempo. A maior parte das palestras dura de 12 a 15 minutos.

Os apresentadores são sujeitos incrivelmente apaixonados pelo que fazem e assumem a responsabilidade de expor o tema no qual são especialistas.  Por fim, o fato de transformar qualquer assunto em um conteúdo sem jargões e termos técnicos torna o formato bastante democrático.

 

Quer fazer igual? Veja algumas dicas:

 

Para formatar sua apresentação no estilo TED, considere os seguintes passos:

 

Objetivo claro

Qual a sua ideia a ser espalhada? Você precisa buscar uma versão muito simples e sucinta dela. Não fuja, não disperse, não divague. Persiga-a. Tente resumir tudo em uma frase apenas.

 

Apresentador

Um participante do TED é sempre especialista em um assunto e apaixonado pelo que faz. É isso o que dá o tom de facilidade no discurso. Para dar um show, você precisa dominar o tema da apresentação.

 

Tom

Popularize sua fala, sem deixá-la vazia. Não convém usar jargões de sua área. Faça testes com pessoas com pouco nível de instrução e veja se vai bem. Ao mesmo tempo, faça testes com gente da sua confiança, com excelente nível de instrução e também aguarde o feedback. É preciso acertar nos dois extremos.

 

Menos tecnologia e acessórios, mais você

Repare como no TED os slides são irrelevantes. Assim como colinhas. A sua única alternativa é ser você mesmo.

 

Tempo

Encaixar tudo o que você quer em uma apresentação concisa e eficiente parece ser um dos maiores desafios. Mas se você domina o assunto, com um pouco de exercício será capaz de falar em mais ou em menos tempo a mensagem central. Treine incansavelmente resumir e expandir o discurso. Tente executar a mesma ideia em tempos e até formas de falar diferentes e você não terá mais pavor de se encaixar no limite determinado.

 

Improviso marcado

Improvisos são inevitáveis e até bem-vindos. Mas você precisa ter suas marcas mentais para não se perder. O que do roteiro você precisa falar de qualquer jeito e quais são

as janelas que podem ou não ser abertas no dia da apresentação. Como fechá-las? É legal ter isso em mente.

 

Fã de carteirinha

Assista a muitos TEDs. Ajuda a entender o estilo, a linguagem e a ver o que funciona e o que não funciona tanto.

 

Ensaios

Praticar sozinho, com a família, com amigos, com pessoas críticas da sua confiança. Ensaie muito para pensar nas pausas, ênfases, fluidez e projeção vocal, verificando acertos e inadequações em termos de posturas, gestos e afins. Essa dica é geral para toda e qualquer apresentação, mas para algo nos moldes TED ainda mais, já que o apresentador é muito exigido. Se serve de inspiração, Steve Jobs era conhecido por se preparar inesgotavelmente para as aparições públicas. Ele repetia seus roteiros mais de 20 vezes para outras pessoas. A força comunicativa vem de treino.

 

Autenticidade

Tão importante quanto O QUE é falado é COMO é falado. Cada apresentador tem seu estilo e precisa permitir que esse estilo transpareça. As apresentações só são cativantes e cômicas quando a audiência percebe que há uma autenticidade no discurso e na história. Separamos alguns exemplos para você entender do que estamos falando:

 

1. Ken Robinson, o vídeo mais assistido da plataforma TED. Uma apresentação que dispensou apoio visual. Robinson fala com propriedade sobre o modelo de educação e intercala momentos de reflexão profunda com piadas inteligentes

 

 

 

2. Susan Cain, uma introvertida falando sobre o poder dos introvertidos. Susan revela logo que não fica nem um pouco confortável em cima de um palco. Porém, aos poucos, controla sua ansiedade e conta uma bela história sem precisar ser expansiva, falar alto ou brincar o tempo inteiro com a plateia

 

 

3. James Veitch, um jovem com cara de nerd contando sua experiência sobre responder spams. Cheio de caras e bocas, usando apoio visual o tempo todo, faz a audiência rir sem parar.

 

 

 

Agora que te demos algumas dicas de como fazer uma boa apresentação estilo TED, é hora de colocar a mão na massa!

Se precisar de mais ajuda para construir uma apresentação no estado da arte, clique aqui e conheça os nossos cursos de apresentações profissionais.