9 atitudes que você deve abandonar para se sair bem em uma apresentação profissional

No momento em que você está se apresentando, seja para uma grande audiência, seja para poucas pessoas em uma sala de reunião, muitos fatores podem interferir na sua performance e no entendimento da mensagem.

Treinamento SOAP
26/09/2016
5 min. de leitura
Reading Time: 5 minutes

No momento em que você está se apresentando, seja para uma grande audiência, seja para poucas pessoas em uma sala de reunião, muitos fatores podem interferir na sua performance e no entendimento da mensagem. Ou seja, a apresentação profissional pode perder a eficiência devido a um detalhe, ou atitudes, que você não sabe qual é.

Neste artigo, vamos listar alguns hábitos que devem ser evitados para que a credibilidade das suas apresentações profissionais não seja colocada em jogo. Confira!

ilustração de lista de papel e um rel[ogio em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Checklist para apresentar um projeto importante!

1. Iniciar a apresentação destacando seus diferenciais competitivos

Poucas são as chances, ou os minutos, que você tem para fazer uma apresentação à sua audiência. Você quer algo desse público e, na esperança de que ela “compre” você, seu produto, serviço, ou soluções, inicia falando tudo o que pode entregar de melhor a eles.

Entretanto, ao começar falando sobre você, sua audiência — na maioria das vezes inconscientemente — se pergunta: “e eu com isso?”. A partir desse momento, você perdeu a atenção da plateia.

Por mais que ela continue na sua frente, sentada te olhando, ela estará pensando no relatório atrasado, viagem do final de semana, reunião improdutiva e tempo perdido.

O que fazer:

Apresentações são como filmes. Caso o filme não desperte o interesse nos primeiros minutos, você mudará de canal. É preciso ter determinadas atitudes para se mostrar interessante, como trazer um discurso conectado aos interesses da sua audiência.

Uma estratégia é demostrar que você conhece um problema, impasse, ou dilema da audiência — que você trará uma solução na sequência, obviamente. Dessa forma, é possível se conectar ao público com mais facilidade.

Na sequência, apresente uma proposta de valor ou benefício que possa solucionar o problema. Aqui, venda sua ideia. A partir desse momento você poderá, finalmente, discorrer sobre seus diferenciais competitivos que, na prática, ganham nova conotação: eles explicarão “como” você entregará sua proposta de valor ou ideia. Ou seja, não comece falando sobre você, foque na sua audiência.

2. Depender do slide para saber o que falar

Sabemos que ler slides nunca é uma boa ideia, certo? Sua audiência, provavelmente, sabe ler e não precisa de alguém ditando o que está escrito para eles.

Outro ponto importante de não depender do arquivo é a possibilidade de acontecer algum problema técnico, por exemplo, se o computador simplesmente não ligar.

O que fazer:

Entenda quais são os principais pontos a serem falados na sua apresentação. Separe-os em bullet points e entenda a linha de raciocínio. Não é necessário decorar o que falar e, sim, qual o motivo do tópico ser interessante.

3. Usar termos técnicos

Ao contrário do que muitas pessoas acham, utilizar termos técnicos não é chique, nem dá credibilidade ao discurso. Pelo contrário. Se a audiência percebe que o entendimento da mensagem está difícil, ela se perde e raramente você conseguirá a atenção novamente.

O que fazer:

Substitua esses termos por palavras usadas no dia a dia. Se não for possível, explique o que o termo significa e continue a apresentação.

4. Olhar para apenas um ponto na audiência

Dentre as atitudes a serem evitadas durante uma apresentação profissional está encarar um ponto, ou uma única pessoa na plateia. Ao evitar o contato visual, além de desconectar a audiência de você, pode passar a sensação de insegurança e despreparo.

O que fazer:

Se você estiver diante de uma plateia, o ideal é que olhe para diversos pontos. Tente olhar, pausadamente, para cada pessoa. Ora de um lado da plateia, ora de outro, na frente e atrás.

Já se estiver em uma reunião, faça questão de olhar para todos os participantes.

5. Ficar na mesma posição durante toda a apresentação

O cérebro precisa de movimento para permanecer alerta e se mover no espaço ao seu redor é uma forma poderosa de manter a audiência em alerta e atenta ao conteúdo.

O que fazer:

Explore o ambiente onde você estiver. Caminhe para um lado da tela, permaneça alguns minutos e caminhe para o outro lado.

Se estiver em um palco, cogite a ideia de descer dele também.

6. Não sorrir

Uma das atitudes para se ter atenção é em relação ao sorriso. Se você não sorri, a audiência o verá como alguém sério demais. Isso pode gerar constrangimento no instante em que abrir espaço para perguntas ou mesmo precise interagir.

O que fazer:

Receber as pessoas com um leve sorriso ajuda bastante. Seja convidativo. Não é preciso exagerar.

7. Falar baixo, devagar ou ser “monotônico”

A voz do apresentador é uma das suas ferramentas mais poderosas, mas ele deve saber usá-la. As atitudes de falar baixo, devagar ou permanecer sempre no mesmo tom, aumenta o risco de a audiência achar seu discurso cansativo.

O que fazer:

Ache o volume e tom corretos, enfatize palavras e expressões importantes, articulando cada sílaba. Além de ajudar a despertar a audiência, facilita a retenção da mensagem.

8. Usar mais de 50% da reunião para se apresentar

Sua apresentação não é fim e, sim, um meio para você conquistar seu objetivo. Ela compõe parte de uma reunião, em que outras coisas devem acontecer além da sua apresentação.

Se pensarmos em uma reunião de vendas, por exemplo, Neil Rackham, autor do livro e da metodologia SPIN Selling, prevê quatro momentos:

  • preliminares;
  • investigação;
  • demonstração de capacidade;
  • obtenção de comprometimento.

É na demonstração de capacidade que você fará sua apresentação, sendo preciso tempo para as outras etapas.

O que fazer:

Você tem agendada uma reunião de 30 minutos e prepara uma apresentação para “preenchê-la”. Mas, no início da reunião, sua audiência diz que teve um imprevisto e precisa reduzi-la para 15 minutos. O que você faz? Quais slides cortar?

Como dica, não deixe que sua apresentação ocupe mais que 50% do tempo destinado à reunião. A premissa é apresentar no menor tempo possível. Caso consiga apresentar em 5 minutos, melhor ainda! Sua audiência te agradecerá pela objetividade e por economizar seu tempo.

Lembre-se: não temos paciência nem para os cinco segundos dos anúncios que antecedem os vídeos no YouTube. Imagine para uma apresentação de uma hora.

9. Não usar a pausa

O tempo passa diferente para quem está se apresentando e quem está assistindo, por isso, as pessoas tendem a evitar segundos de silêncio de modo a não parecerem despreparadas. O resultado?

Acabam preenchendo um tempo de pensamento valiosíssimo com o que chamamos de palavras vazias — ahhhn, éééé etc.

O que fazer:

Mantenha a tranquilidade, pois você pode ter até dois segundos em silêncio para não passar uma impressão que não gostaria à audiência. Utilize essa técnica e melhore o discurso da sua apresentação.

Agora que você sabe as atitudes que deve abandonar para ter uma apresentação profissional, basta praticar (ou, nesse caso, deixando de praticar) essas dicas de modo a melhorar suas chances de sucesso em momentos decisivos.

Quer se aprofundar no assunto? Baixe gratuitamente o e-book que te mostra os principais mitos sobre apresentações que rolam por aí!

Banner Os Grandes Mitos sobre Apresentações


Posts Relacionados

Fique atento! 5 principais erros de linguagem corporal em uma apresentação

Apresentações
20/04/2024
leia agora

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França