BLOG MOMENTOS DECISIVOS

6 erros visuais para evitar em apresentações

SOAP Comunicação Corporativa
728 views
6-erros-visuais-para-evitar-em-apresentacoes

Dominar apresentações em público pode ser decisivo para vender uma ideia, um projeto ou para fazer qualquer tipo de exposição profissional. Talvez isso não seja um problema para pessoas comunicativas, bem preparadas e articuladas. Mas nem sempre os slides que dão suporte ao discurso favorecem a ideia que se pretende transmitir. Por isso, nós, da SOAP, listamos seis erros que devem ser evitados no visual da sua próxima apresentação.

 

Cadê a mensagem central?

O primeiro ponto a se ter em mente é que não há visual certo ou errado, mas seu objetivo precisa estar claro. Toda apresentação deve contar uma história e essa narrativa é reforçada e ilustrada pelo visual dos slides. É um problema não casar a mensagem e o objetivo da apresentação com a identidade visual que aparece na tela. Ambos devem conversar e reforçar o que está sendo compartilhado com a audiência. Por exemplo, não adianta usar cores infantis ou ilustrações mais brincalhonas se você vai fazer uma apresentação séria sobre os resultados financeiros da empresa.

 

Falta de padronização

A apresentação deve seguir uma linha visual do começo ao fim, um padrão. Se for usado um gráfico em 3D, a sugestão é utilizar o mesmo recurso nos demais gráficos. Se as frases iniciais da apresentação estiverem escritas em preto, siga com a mesma cor até o final. A ideia é construir uma identidade visual que permeie todos os slides.

 

Faz sentido, ou é só gosto?

Não é porque você gosta de determinado elemento que deve usá-lo durante toda a apresentação. O critério na escolha de um ou outro recurso visual é o quanto ele se harmoniza com a mensagem que se quer passar. Seja uma imagem, símbolo, ícone ou qualquer outro elemento visual.

 

Slides pouco dinâmicos

Cada slide tem a oportunidade de impactar seu público, então não perca essa chance! Slides monótonos, sem cor, com os elementos sempre no mesmo lugar podem fazer o público bocejar. Crie slides dinâmicos, com recursos para atrair e manter a atenção da audiência. Varie as imagens de lugar (à esquerda, à direita, no alto e na parte de baixo da tela). É um recurso simples, mas que confere dinamismo à apresentação. Outra dica é usar mais de uma cor na hora de montar os slides. Porém, escolha tons que combinem e preste atenção para o visual da sua apresentação não virar uma bagunça.

 

Texto ilegível

É comum encontrar apresentações com textos que se perdem por conta da imagem de fundo e, portanto, ficam ilegíveis. Para evitar esse efeito, não coloque textos e imagens da mesma cor sobrepostos, ou de cores próximas, que se confundam. Dê o devido destaque tanto para o que está escrito quanto para o que está ilustrado.

 

Enfeites e exageros

Não exagere nos enfeites e nas animações dos seus slides. Quando há elementos demais na tela, que não necessariamente passam informações sobre o conteúdo apresentado, o foco espectador pode facilmente. Seja conciso!

 

Se quiser saber mais sobre apresentações com visuais no estado da arte, pode conferir nosso e-book com 12 formas de impactar a audiência com a diagramação!