5 dicas para uma apresentação (realmente) autoexplicativa

Você sabe o que é uma apresentação autoexplicativa? Esse estilo dispensa as falas de um apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas ao mesmo tempo.

Treinamento SOAP
11/07/2016
3 min. de leitura
Reading Time: 3 minutes

Você sabe o que é uma apresentação autoexplicativa? Esse estilo dispensa as falas de um apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas ao mesmo tempo.

Na maioria das vezes, falamos sobre Apresentações Presenciais, aquelas em que o apresentador é indispensável para que a audiência entenda o conteúdo. Para essa situação, o melhor é manter nas telas apenas as frases que sirvam de insight para o apresentador.

Mas como proceder quando é preciso enviar a apresentação para as pessoas e não contamos com o apresentador? Podemos manter muito texto na tela? Em qualquer apresentação, seja presencial ou não, é essencial sempre pensar na audiência que acompanha a mensagem que queremos passar.

Quando você envia um PowerPoint, provavelmente seu público está com a expectativa de receber um documento de rápida leitura e fácil entendimento, caso contrário, enviaria um texto em Word. Mas, ao mesmo tempo em que sua apresentação deve diferir de um documento, ela precisa ser compreendida.

Portanto, um mínimo de texto por slide é necessário e não podemos ser tão radicais e cortar todas as frases das telas. Daí surge um desafio de criar uma apresentação tão interessante quanto uma presencial e, ainda, com pouco texto. Quer saber como montar uma apresentação atrativa e autoexplicativa? Confira o nosso artigo completo!

Como montar uma apresentação autoexplicativa?

A apresentação autoexplicativa é um recurso para auxiliar os momentos que, por alguma razão, não receberam destaque ou não tiveram espaço nos slides. Além disso, o conceito autoexplicativo dispensa a presença do apresentador e pode ser uma solução simplificada e criativa para atingir mais pessoas.

Separamos algumas dicas que podem contribuir para montar a sua apresentação autoexplicativa. Confira!

1) Do ponto A ao B

O Ponto A significa definir o que a audiência já sabe sobre o assunto, enquanto o Ponto B representa a mensagem que você quer transmitir, ou o que a audiência ainda não sabe. Com isso, fica claro o objetivo da apresentação e mais fácil saber quais são as informações relevantes.

2) Reduza o conteúdo

Com o objetivo claro, é importante passar novamente por todos os pontos da apresentação e reduzir os textos que estão sobrando. Isto é, aquele conteúdo que está em excesso na apresentação e que não serve para conduzir até o Ponto B.

3) Evite os detalhes

Deixe os detalhes para a reunião ou documento em Word. Uma apresentação é feita na maioria das vezes para encantar, engajar e gerar adesão da audiência, independentemente do assunto. Para isso, você não precisa entrar nos detalhes, nem mesmo daqueles que estão relacionados ao nosso objetivo.

Portanto, faça uma terceira leitura do seu conteúdo e mantenha apenas as informações mais importantes.

4) Visão macro

Pense na ordem antes mesmo de pensar no visual. Lembre-se do benefício que essa apresentação gera para a audiência e, se preciso, inverta o raciocínio. Que tal começar contanto uma novidade, ou uma história que deixe as pessoas curiosas e querendo saber qual é o próximo slide?

É mais fácil perceber quais são os assuntos que despertam o interesse.

5) Pense no visual

Assim como nas apresentações presenciais, a linguagem visual é absorvida mais rápido do que o texto e deve conduzir a audiência ao entendimento do conteúdo. Portanto, é importante tomar cuidado ao ilustrar o texto, pois o visual pode mudar completamente o sentido da informação com um agravante:  você não estará lá para explicar.

Enfim, não deixe a sua apresentação autoexplicativa se transformar em um documento! Ela pode ser tão interessante quanto uma presencial, por isto, atente-se a estas dicas.

Gostou? Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos e dicas como essas!

escritório clean em fundo preto e o seguinte texto em rosa "E-book gratuito - Template clean e moderno"


Posts Relacionados

Posso colocar música em apresentações corporativas?

Apresentações
12/04/2024
leia agora

Confira 5 slides prontos para editar em 2024

Apresentações
28/03/2024
leia agora

Endereço

Rua Gomes de Carvalho, 1266 - sala 72
Vila Olímpia - São Paulo | Brasil
(55.11) 4084.4085 [email protected]

No mundo

Portugal
USA
França